quinta-feira, 10 de março de 2016

Ferramentas #1


Pessoal, hoje começamos a primeira postagem de muitas sobre “Ferramentas” onde o intuito é apresentar as várias possibilidades de ferramentas para nos auxiliar em nossos projetos e atividades, facilitando o nosso trabalho para que possamos dedicar nosso tempo realmente no “core” do nosso projeto.



Vamos falar hoje sobre o FROONT.

 FROONT

O FROONT auxilia o desenvolvedor no processo de produção de layout, desde wireframe até a produção final do layout. Ainda possibilita a opção de exportar seu código fonte e visualizar seu trabalho em várias dimensões de tela.


Para utilizar a ferramenta é necessário cadastrar-se ou utilizar uma conta social já existente.

Ao acessar a página é possível visualizar todas as páginas criadas por outros usuários desde que tenha definido como público ou então começar um projeto novo, desenvolvendo o seu próprio layout.

Podemos dividir o workspace 4 partes:
  1. Barra de componentes:
    Onde ficam os componentes que vamos arrastar para a área de trabalho para montarmos nosso layout.
  2. Área de trabalho:
    Espaço central onde iremos estruturar todo nosso layout.
  3. Barra de layout:
    Essa barra é responsável por formatar todo os nossos componentes dentro da área de trabalho, basicamente é nosso CSS. Aqui podemos alterar fonte, cor, tamanho, alinhamento... tudo que faríamos com CSS será configurado aqui.
  4. Barra de atividades:
    Essa barra possui as opções de visualizar como esta ficando o layout, exportar código gerado e enviar nosso projeto direto pra um domínio configurado.



Barra de componentes

Barra de atividades

Área de trabalho e barra de layout


Ao utilizar a ferramenta será possível perceber a velocidade e facilidade para criar as páginas do seu projeto, além é claro de eliminar todo o trabalho de criar "na unha" todo o código, perdendo assim o foco no desenvolvimento das funcionalidades do projeto.


Luiz Fagner Zordan Analista de Sistemas

Graduado em Sistemas de Informação, atualmente trabalhando na Embraer pela FocusNetworks como FullStack. Sou apaixonado por tecnologia, fascinado por jogos e adoro passar o tempo assistindo séries.