sábado, 19 de março de 2016

Happy Hour #2 - Minecraft


Galera hoje eu vim falar um pouco sobre o jogo que tem se popularizado cada vez mais, o famoso MINECRAFT.




Atualmente o 4ª jogo mais vendido da história dos videos games, e conta com cada vez mais "MODS" - modificação do jogo - o que faz com que o jogo sempre tenha novas possibilidades.
Eu particularmente nunca gostei do jogo, tentei jogar uma vez, mas sem sucesso... Mas, atualmente eu tenho acompanhado as noticias que saem sobre o jogo e as possibilidades que o jogo está criando e são incríveis, desde educação infantil a reformas de modernização nos prédios da Suécia rs

Um pouco da história e temática sobre o jogo...
"Minecraft é um jogo eletrônico tipo sandbox e independente de mundo aberto que permite a construção usando blocos (cubos) dos quais o mundo é feito. Foi criado por Markus "Notch" Persson.
O desenvolvimento de Minecraft começou por volta do dia 10 de maio de 2009.
Minecraft é um jogo basicamente feito de blocos, tendo as paisagens e a maioria de seus objetos compostos por eles, e permitindo que estes sejam removidos e recolocados em outros lugares para criar construções, empilhando-os. Além da mecânica de mineração e coleta de recursos para construção, há no jogo mistura de sobrevivência, e exploração."

Bom, jogar Minecraft é usa-lo como ferramenta para desenvolver a criatividade, pois não a forma de "vencer" no jogo, uma vez que não possui objetivos.
Mas ai você deve estar se peguntando "E O QUE EU TENHO A VER COM ISSO?"
Eu te respondo, "COM MINECRAFT, REALMENTE NADA"... mas vamos analisar oque um jogo desenvolvimento em JAVA, que está em 4º lugar como o jogo mais vendido da história, foi lançado antes mesmo do jogo ter sido finalizado, não tem história, não tem missão, foi comprado pela Microsoft por 2,5 bilhões de dólares e está no mercado a mais de 6 anos e AINDA É CONSIDERADO UM SUCESSO... ufff

Jovens o que eu quero mostrar aqui é que mesmo com muitas ferramentas, jogos, plataformas, API's... seja o que for é possível SEMPRE criar algo inovador e de sucesso.
"Há, mas tudo que eu penso em desenvolver já existe..." sério mesmo?
Então como a cada dia sai uma "coisa" nova (entenda "coisa" como QUALQUER COISA de qualquer segmento, de qualquer área..) e inovadora?

É porque essas pessoas saíram da caixa, não estão seguindo uma fila onde é mais fácil e comodo de seguir, indo pra onde todos estão indo, elas saem da caixa, da fila e começam a ampliar a sua visão para poder enxergar além e dessa forma descobrir/desenvolver coisas que ainda não foram exploradas e a partir dai é que começa o sucesso.

Ao ler sobre o criador de Minecraft, Markus "Notch" Persson vai descobrir que ele criou o jogo porque desde criança ele gostava muito de jogos, se empenhou em programação, viu uma possibilidade, juntou gêneros de vários jogos e colocou em um jogo simples e quadrado rsrs
Uma imagem que mostra a trajetória desse jogo durante todos esses anos:



Vou ficar por aqui que esse post está ficando muito extenso rs
Abraço!


Luiz Fagner Zordan Analista de Sistemas

Graduado em Sistemas de Informação, atualmente trabalhando na Embraer pela FocusNetworks como FullStack. Sou apaixonado por tecnologia, fascinado por jogos e adoro passar o tempo assistindo séries.