quinta-feira, 2 de junho de 2016

Você sabe o que é Web Scraping?


Web Scraping (raspagem) é uma técnica de engenharia de software muito utilizada por empresas para extrair dados/conteúdos existentes em websites. Uma forma mais simples de explicar, é um programa que faz leitura de códigos HTML (HyperText Markup Language) de páginas web e faz análises dos dados obtidos.


Você sabe o que é Web Scraping?



É uma ferramenta muito útil para repórteres, pois facilita a busca de informações pela web e facilita a análise dos dados, sendo que é possível, além de extraí-los, visualiza-los e manipulá-los em um arquivo comum, planilhas e/ou banco de dados. E a maior vantagem são para aqueles que sabem codificar.



Como tudo tem um limite, existem regras que delimitam o uso e acesso dessa técnica. É preciso estar ciente que, se você fazer o uso de scraping em sites que não permitem o mesmo, isso pode ser considerado hacking e não será legal se descobrirem. Por isso o ideal é saber se o que pretende fazer na web é permitido e legal por ambas as partes.



Bom, mas existem websites que fornecem informações ao público e que permitam o uso dessa técnica, basta saber onde e para que usar e deixar a imaginação fluir.


Até mais!

;)
Renan Rodrigues Ramos Desenvolvedor

Sou desenvolvedor, amo desenvolvimento de software, músico e apaixonado por filmes e seriados.