quarta-feira, 27 de julho de 2016

O que são arquivos batch?


Fala galera que acompanha o blog...


Nesse post estarei explicando o que são arquivos Batch, os famosos arquivos .bat, como criar um rotina simples, como executar seu arquivo e como adicionar seu arquivo nas variáveis de ambiente.
Um arquivo com extensão .bat pode ser definido como um conjunto de comandos executados em lote (sequencialmente). Criado para MS-DOS tem a função de automatizar tarefas rotineiras e muitas vezes trabalhosas(Wikipédia)
O que são arquivos batch?


Arquivos Batch são famosos pelo ganho de produtividade, quando se converte uma atividade rotineira que era realizada manualmente, para um bloco de códigos com vários passos. Automatizando o processo e gerando o mesmo resultado.


Um exemplo clássico para quem trabalha com Maven, é executar o comando "mvn clean install", ou "mvn clean install -DskipTests".
Não se preocupem caso não conheçam o maven, esse post é sobre arquivos batch, estou apenas usando o maven de exemplo.

Para conhecer mais sobre Maven, acompanhe nossa sequência de posts sobre, clicando aqui.

Ambos são utilizados para limpar todas as dependências (.jars) e gerar o pacote de deploy do projeto. A diferença entre os dois comandos é que enquanto um roda os testes implementados o outro não (-DskipTests).

Para evitar de digitar esses comandos cria-se um arquivo Batch, que vou chamar de bld.bat (nome qualquer, sigla de build), com a seguinte instrução:
O nome dos arquivos devem ser nomes fáceis e intuitivos.

mvn clean install

e um outro arquivo .bat, que vou chamar de bldst.bat,(sigla de build skip test), para não executar os testes implementados:

mvn clean install -DskipTests

O "texto" mvn clean install será escrito no seu console pressione enter e o comando será executado sobre o seu projeto maven que deve estar na mesma pasta do arquivo .bat, ou é claro salve o arquivo.bat dentro do seu projeto maven.


Nossa mas eu preciso fazer isso tudo só para escrever uma simples linha?
Sim, no primeiro momento! No entanto, seu arquivo batch poderá ser executado diversas vezes. O trabalho é só no momento de criar o arquivo, depois fica tudo mais fácil e o ganho de produtividade aumenta. Esse exemplo foi apenas para exemplificar e ensinar como podemos utilizar arquivos batch no nosso dia a dia e como ele facilita tarefas rotineiras.

Continuando...

Um site que eu uso bastante é o WikiBooks. E nesse link aqui você encontra uma boa quantidade de comandos que podem ser utilizados.

De exemplo, vamos utilizar o seguinte trecho de código:
@echo off
echo Computador: %computername%   Usuario: %username%
pause
start www.deviscoming.com

Esse trecho, oculta o comando no prompt de comando exibindo apenas resultados, escreve o nome da nossa máquina seguido do usuário logado, demos uma pausa, nesse momento o console aguarda que alguma tecla seja pressionada e posteriormente o site configurado é exibido no seu navegador padrão. Siga os passos abaixo para criar o seu arquivo:
  1. Abra um editor de texto de sua preferência. Aqui estou usando o Notepad++;
  2. Escreva as suas instruções dentro do arquivo (utilize o código de exemplo);
  3. Clique em salvar e selecione um local onde serão armazenados todos os seus arquivos .batAdiante explico o motivo de manter todos em um mesmo diretório;
  4. De um nome para seu arquivo.
PASSO 4 - Normalmente os arquivos são salvos com extensão .txt. Para não ser necessário procurar pela extensão .bat, escreva o nome do seu arquivo circundado por apóstrofos "". No meu exemplo utilizarei "info.bat".
O arquivo que criamos não tem muita utilidade. Como explicado no inicio do post, arquivos de lote servem para automatizar atividades rotineiras e muitas vezes trabalhosas. Aqui apenas aprendemos como criar um arquivo de lote.

Nosso arquivo esta pronto para ser executado.Temos 2 formas de faze-lo:
  • Double click sobre os arquivos;
  • Ou via prompt de comando:
    • Clique em "Iniciar" pesquise por cmd, abra o arquivo cmd.exe
      • Windows + r e pesquise por cmd e pressione a tecla enter;
    • Navegue até a pasta onde você salvou seu arquivo:
      • copie o caminho onde seu arquivo foi salvo, digite cd, cole o caminho do arquivo no console e pressione enter;
      • ou via comando utilize cd para abrir pastas e cd.. para voltar pastas;
    • Escreva o nome do seu arquivo, no meu caso info, pressione enter.
No entanto é muito trabalhoso navegar pelos diretório para executar o nosso arquivo. Uma forma de resolver isso, é adicionando nosso arquivo na variável de ambiente, dessa forma em qualquer diretório que estiver será possível chamar o seu arquivo Batch.

Sugiro que caso não saiba o que são as variáveis de ambiente, leia este post onde ensinamos a criar uma variável de ambiente.

Criado a sua variável de ambiente para o arquivo info, abra o prompt de comando navegue para um diretório qualquer, digite o nome da sua variável (que não precisa ser o mesmo nome do arquivo) e pressione enter. Pronto, seu arquivo batch foi executado sem a necessidade de navegar para o diretório onde o arquivo está salvo. Fica mais fácil não?

O mesmo poderia estar sendo feito com o primeiro exemplo sobre maven utilizando o arquivo bld e bldst. Ao invés de salvar o arquivo dentro do meu projeto, salvaria na pasta onde estão todos os arquivos do tipo batch e a executaria sempre que necessário de qualquer diretório e projeto que estiver trabalhando.

Bom, agora que conhecem os arquivos batch e sabem como cria-los e executa-los, explore as possibilidades, pense nas atividades que realiza diariamente no seu trabalho, desenvolva um fluxo e automatize essas tarefas e quem sabe compartilhar os arquivos para seus amigos na empresa para que todos possam se beneficiar do seu arquivo.

É isso ai pessoal, até a próxima.
Luiz Fagner Zordan Analista de Sistemas

Graduado em Sistemas de Informação, atualmente trabalhando na Embraer pela FocusNetworks como FullStack. Sou apaixonado por tecnologia, fascinado por jogos e adoro passar o tempo assistindo séries.