quinta-feira, 18 de agosto de 2016

O que é UX Design e UI Design?


Fala galera que acompanha o blog...

Você já ouviu falar em UX Design? Sabe a diferença entre UI Desing e UX Design?
Pois será sobre isso que vamos falar nesse post...

O mais comum deles é o UI Design, ou User Interface Design (Design de Interface do usuário), que é o meio pela qual uma pessoa interage com um aplicativo, dispositivo ou software. Essa interação pode ser feita por meio de menus, botões e/ou qualquer outro componente que funcione como um meio de interação entre dispositivos e o usuário.


O que é UX Design e UI Design?


É considerado um bom projeto de UI, quando este, antecipa as necessidades do usuário e garante que a interface tenha elementos de fácil utilização e acesso, entenda acesso, como ícones, menus e botões posicionados em forma estratégica e que facilita a operação do software/aplicativo. Esse tipo de abordagem, também é conhecido como user-friendly, ou seja, uma interação que não cause frustração no usuário que seja amigável.

Confundir UI Design com UX Design, é mais comum do que se pensa, principalmente quando consideramos a quantidade de nomenclaturas existentes hoje em dia para definir todas as áreas que envolvem o design, apesar dos nomes serem muito parecidos, suas abordagens são muito diferentes. UX Design está relacionado com a experiência do usuário e com seus sentimentos, enquanto UI Design é a forma como o usuário alcançara essa experiência.

Há uma analogia citada por Dain Miller em um artigo, do  blog Web Design Depot que define muito bem a diferença entre um e outro.
“UI is the saddle, the stirrups, and the reigns.
UX is the feeling you get being able to ride the horse, and rope your cattle.”
Um detalhe muito importante sobre User Interface é estar claro que não é apenas sobre uma aplicação se parece, as cores utilizadas ou as formas que a compõe. UI é sobre como a interação será realizada, é sobre funcionamento, o que convenhamos vai muito alem do que a aparência que esse produto possui.

Para trabalhar com UX é necessário que o design analise e avalie como os usuário se sentem sobre um sistema, considerando alguns aspectos como:
  • Percepção de valor do sistema;
  • Facilidade de uso;
  • Utilidade;
  • Eficiência na execução de tarefas.
Entre muitos outros aspectos, um bom profissional de UX precisa ter uma visão ampla sobre todas as áreas que a envolvem - e não são poucas -  como podemos ver no gráfico abaixo desenvolvimento por Dan Saffer, onde é apresentado a junção de todas as áreas que resultam na experiência final do usuário:


Bom, sabendo que UX Design trabalha com as emoções e experiências dos usuários, fica mais fácil entender que o UI é justamente a ponte responsável por fazer com que essas experiências aconteçam.

É isso ai pessoal, espero que tenha ficado claro a diferença entre esses dois termos e caso você seja um profissional de design, deixe sua mensagem sobre sua experiência, como perceber o que é melhor em um sistema, como são escolhidos os componentes...

Abraço e até a próxima!



Luiz Fagner Zordan Analista de Sistemas

Graduado em Sistemas de Informação, atualmente trabalhando na Embraer pela FocusNetworks como FullStack. Sou apaixonado por tecnologia, fascinado por jogos e adoro passar o tempo assistindo séries.