quarta-feira, 24 de agosto de 2016

O que são arquivos ISO?


Fala galera que acompanha o blog...


A sigla ISO vem de International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização) e vem do sistema de arquivos ISO 9660, usado em CDs e DVDs, no caso do sistema Mac OS X a extensão utilizada é CDR.


ISO é um formato de arquivo que contém todas as informações sobre o conteúdo de um CD ou DVD, seja ele contendo qualquer tipo de conteúdo de qualquer formato de áudio, vídeo ou dados. A principal funcionalidade deste formato é ser simples, basta abri-lo em um programa e seu conteúdo pode ser copiado ou executado sem a necessidade da mídia física.

O que são arquivos ISO?


Antes, somente programas específicos gravavam uma imagem em DVD ou CD. Atualmente, todos os programas gravadores são capazes de ler o seu conteúdo e gravá-los.

Arquivos ISO possuem exatamente o mesmo conteúdo de uma mídia física. Todos os dados da imagem são mantidos sem nenhum tipo de compressão, evitando possíveis perdas de de informação, ou seja, um arquivo ISO possui o mesmo tamanho da sua mídia física.

Para acessar o seu conteúdo sem gravar a imagem em um disco é utilizando alguns programas especifico que realizaram a emulação do arquivo. Dessa forma o computador interpretara o seu arquivo como se fosse um mídia física inserida no leitor de CD/DVD. Os programas mais conhecidos são: Virtual CloneDrive, CD Anywhere e o MagicDisc.

Atualmente é possível baixar oficialmente e de graça imagens ISO do pacote Office e dos sistemas operacionais do Windows, aqui.

Importante: Arquivos ISO nada tem a ver com o formato ISO encontrado em câmeras fotográficas, onde o seu significado é totalmente diferente, uma breve definição:


ISO é a sensibilidade do filme (ou no caso da fotografia digital, do sensor) à luz. Quanto menor o número, menor é essa sensibilidade. Consequentemente, é preciso muito mais luz para a fotografia ficar clara. Se o ISO é aumentado, a sensibilidade do filme, ou sensor, aumenta também e com menos luz é possível captar a cena desejada.

Até a próxima pessoal!
Luiz Fagner Zordan Analista de Sistemas

Graduado em Sistemas de Informação, atualmente trabalhando na Embraer pela FocusNetworks como FullStack. Sou apaixonado por tecnologia, fascinado por jogos e adoro passar o tempo assistindo séries.