sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Debug #13 - Definir o contexto raiz de uma aplicação WEB


Fala galera que acompanha o blog...

Em um determinado projeto web, vamos chama-lo de projeto-novo, estava usando a IDE Eclise Neon, Maven e jboss como servidor. Percebi que ao realizar o deploy da aplicação, subir o servidor e acessar o projeto pela url http://:/projeto-novo apresentava o famoso 404.


Debug #13 - Definir o contexto raiz de uma aplicação WEB


Ao acessar a pasta onde o jboss realiza o deploy, vi que o meu projeto estava com o seguinte nome projeto-novo.0.00.01-SNAPSHOT, o que nunca havia acontecido em outros projetos.

Poderia listar N motivos para não deixar o deploy da aplicação com assim e consequentemente a url para acessar o seu projeto assim http://:/projeto-novo.0.00.01-SNAPSHOT, mas creio que já tenha percebido por si só o problema.

Caso isso venha a acontecer no seu projeto, de aparecer a versão no deploy da aplicação, que na verdade é mais um "problema" de IDE, visto que o mesmo projeto aberto na versão Luna do Eclipse não apresenta o problema, basta criar o arquivo jboss-web.xml dentro da pasta webapp/WEB-INF, com o seguinte trecho:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<jboss-web xmlns="http://www.jboss.com/xml/ns/javaee"
   xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance"
   xsi:schemaLocation="
      http://www.jboss.com/xml/ns/javaee
      http://www.jboss.org/j2ee/schema/jboss-web_7_2.xsd">
   <context-root>/projeto-novo</context-root>
</jboss-web>


Observe que na tag context-root eu defini qual será o contexto da minha aplicação, e não necessariamente precisa ser o nome do meu projeto, eu poderia colocar um nome qualquer dentro da tag.

Caso queira ler mais sobre o assunto acesse a documentação do jboss.


É isso pessoal, até a próxima!

Luiz Fagner Zordan Analista de Sistemas

Graduado em Sistemas de Informação, atualmente trabalhando na Embraer pela FocusNetworks como FullStack. Sou apaixonado por tecnologia, fascinado por jogos e adoro passar o tempo assistindo séries.