sábado, 12 de novembro de 2016

Sobre AngularJS #001


Fala galera que acompanha o blog...

Se você trabalha com desenvolvimento de aplicações web, principalmente com a parte front-end de um sistema, já deve ter pelo menos ouvido falar do "queridinho" AngularJS, ou para os íntimos Angular.

AngularJS é um framework JavaScript open-source que Segue o padrão MVW (model, view e whatever rs), posteriormente foi considerado MVC, MVP, MVVM da engenharia de software, foi contribuído sobre a crença de que a programação declarativa é melhor do que a programação imperativa quando se trata da construção de interfaces com o usuário, enquanto a programação imperativa é excelente para escrita de regras de negócio.


Sobre AngularJS #001

A sua principal característica é com certeza a "Ligação bidirecional de dados" (Two-way data binding). Essa característica reduz a quantidade de códigos escritos para mostrar os dados processados pelo servidor. A variável $scope do Angular detecta mudanças no modelo e modifica o HTML na view por meio de um controller. Da mesma forma, qualquer alteração da view é refletida no model. Vamos perceber essa característica quando começarmos a implementar alguns exemplos.

Ahhh! E é claro, não poderia de deixar de dizer, que o framework é mantido pelo Google rs



Para compreender um pouco sobre a popularidade do framework, basta pesquisar pela palavra "Angular" no YouTube e verificar os mais de 424.000 resultados (aproximadamente) que são apresentados. E não é só isso!


Ao acessar o repositório do Angular no GitHub você se depara com mais de 53 mil estrelas, aproximadamente mil contribuintes e mais de 200 mil repositórios com scripts que utilizam o framework.

Nos próximos posts vou mostrar alguns exemplos básicos de Angular, explicando as diretivas, expressões, filtros, modulos, formulário, validações e várias outras coisas bem legais.

É isso pessoal, até a próxima!
Luiz Fagner Zordan Analista de Sistemas

Graduado em Sistemas de Informação, atualmente trabalhando na Embraer pela FocusNetworks como FullStack. Sou apaixonado por tecnologia, fascinado por jogos e adoro passar o tempo assistindo séries.