segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

[Debug] Internet Explorer – Modo de Documento


Fala galera que acompanha o blog... 

Um post direcionado ao nosso querido, o melhor amigo de qualquer desenvolvedor, o navegador parrudo, é ele... INTERNET EXPLORER. 

Você que é um desenvolvedor e está trabalhando em um projeto onde um dos requisitos é "esse sistema deverá ser compatível com Internet Explorer versão x.x.x ou superior", já vou te falar Welcome to Hell rs 

[Debug] Internet Explorer – Modo de Documento

Enfim, deixando a minha opinião sobre o IE, que só serve para baixar o Chrome e dar dor de cabeça, é um navegador ainda bastante utilizado. 

Em um projeto que estou trabalhando estávamos tendo divergências na apresentação do sistema no navegador quanto a versão do IE. O problema era que a mesma versão do IE eram utilizados em outros computadores e em alguns o sistema funcionava normalmente e em outros, os ícones de calendários e algumas setas não eram exibidas. 

Com esse bug em mãos, registrado no JIRA e tudo fiz algumas pesquisas, testei várias possibilidades, a pior delas era atualizar a versão do navegador, o que poderia resolver meu problema, mas não cumpriria com o requisito do projeto. 

E então, eu descobri uma opção quando acessava "Ferramentas para o desenvolvedor" ou F12, que se chama "Modo de documento". Esse carinha acabava sendo o grande vilão. Mesmo todas as máquinas utilizando a mesma versão do IE (11.576.14393.0), em algumas máquinas nesse campo estava selecionado uma versão mais antiga do navegador o que acabava gerando o problema. 

O meu problema foi corrigido deixando em todas as máquinas a mesma opção selecionado, 11 (padrão) dessa forma todos os navegadores realmente estavam  utilizando a versão 11.

Espero que esse post possam ajuda vocês e é isso ai pessoal, até a próxima. 
Luiz Fagner Zordan Analista de Sistemas

Graduado em Sistemas de Informação, atualmente trabalhando na Embraer pela FocusNetworks como FullStack. Sou apaixonado por tecnologia, fascinado por jogos e adoro passar o tempo assistindo séries.